Afinal, o que é sopro cardíaco?
Todo problema ou irregularidade que envolve o coração costuma gerar preocupações. Exemplo disso é o sopro cardíaco, um ruído que ocorre entre os batimentos e que pode indicar a presença de uma doença.
Mas afinal, o que é sopro cardíaco? Basicamente, é um barulho que ocorre na passagem do sangue pelas válvulas do coração, quando, geralmente, a válvula está com problema. Ele não é considerado uma doença propriamente dita, mas pode indicar que há a existência de alguma.
Há casos em que ele pode simplesmente sumir com o tempo, não sendo necessário qualquer tipo de tratamento. Para se ter uma ideia, em torno de 40% das crianças saudáveis apresentam o sopro sem que o seu desenvolvimento seja prejudicado ou outro tipo de sintoma apareça.
Nesse artigo você saberá o que é sopro cardíaco, como suas causas e sintomas, como é realizado o diagnóstico além de alternativas para tratá-lo. Boa leitura!
O que é sopro cardíaco?
- Fisiológico: Também chamado de sopro benigno ou inocente, é muito comum em crianças e gestantes. Ele não gera nenhum outro tipo de alteração no organismo e desaparece naturalmente após um tempo;
- Patológico: Esse tipo de sopro pode ser congênito ou surgir devido a outros problemas cardíacos. Esse costuma ser mais perigoso, necessitando de atenção e tratamento.
Quais as causas do problema
Principais sintoma do sopro cardíaco
- Desmaios;
- Dor no peito;
- Tontura;
- Fadiga;
- Falta de ar;
- Palpitações;
- Língua, mãos e lábios roxos.
Como é realizado o diagnóstico?
- Eletrocardiograma;
- Raio X do tórax;
- Ecocardiograma.
É possível tratar o sopro cardíaco?









