Reabilitação Cardíaca, Pulmonar e Física

Reabilitação Cardíaca,
Pulmonar e Física

Um dos principais sintomas da insuficiência cardíaca é fadiga e falta de ar, ou seja, um cansaço excessivo que reduz a qualidade de vida. Imagine que nosso organismo é regido por uma engrenagem composta por três grandes partes: coração, pulmão e músculos. Qualquer parte desta engrenagem que possa “falhar” prejudica todo funcionamento do organismo, e o resultado final é refletido nesses sintomas de baixa capacidade física.


A reabilitação cardíaca é como se fosse uma manutenção nessa engrenagem completa, promovendo os seguintes benefícios principais:


  • O coração fica mais eficiente e econômico, aumentando a quantidade de sangue bombeada a cada batimento e reduzindo o número de batimentos por minuto.


  • A circulação sanguínea é estimulada, reduzindo o inchaço das pernas e facilitando o retorno do sangue ao coração;


  • A capacidade de ventilação nos pulmões melhora, favorecendo a troca gasosa e, assim, ofertando mais oxigênio ao organismo;


  • Os músculos se tornam mais resistentes e fortes, além de melhorar a eficiência do músculo para utilizar o oxigênio, permitindo tolerar esforços por períodos mais prolongados.


Em longo prazo, manter uma boa capacidade física reduz complicações da insuficiência cardíaca evitando hospitalizações e aumentando a expectativa de vida. Além de liberar hormônios do bem-estar, reduzindo e prevenindo quadros depressivos.


Para otimizar os benefícios e reduzir os riscos da atividade física, é fundamental um acompanhamento especializado. Na WeCor você encontra um programa de reabilitação personalizado. Conte com a nossa equipe de reabilitação cardíaca nesse processo. 

Share by: