Sim, a incidência de doenças cardiológicas pode aumentar no inverno e uma queda brusca na temperatura pode provocar um fenômeno chamado vasocontrição, que aumenta a chance de um infarto, angina ou morte súbita, principalmente de pacientes que já possuem um histórico de doença cardíaca.
O que acontece é que, com o frio, o corpo tenta regular a temperatura, contraindo os vasos sanguíneos e aumentando a pressão para evitar perda de calor em excesso.
Esse mecanismo natural do corpo contra o frio pode afetar principalmente pessoas com idade entre 75 e 84 anos que já apresentaram alguma doença relacionada ao coração, como hipertensão, diabetes, aqueles que estão acima do peso e também os fumantes.
Elencamos aqui algumas atitudes que podem ajudar a evitar esse problema:
1- Manter o corpo aquecido
2- Beber água mesmo no frio
3- Alimentar-se bem
4- Manter atividade física
Arritmias, infartos e AVCs são mais comuns em dias frios e esta informação da Associação Americana do Coração é um alerta para quem vive em cidades em que as temperaturas são bem baixas no inverno.
Ao sinal de qualquer sintoma, como formigamento no braço, dor no peito, falta de ar, palpitação e sudorese, busque ajuda médica.
Mantenha em dia seu check-up médico, realize os exames e nunca interrompa seu tratamento medicamentoso sem autorização médica. Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp (11) 97086-5880.
Temos convênio com o estacionamento ao lado da clínica, nº 153
Obrigado por entrar em contato.
Retornaremos o mais breve possível!
Oops, ocorreu um erro ao enviar a sua mensagem.
Por favor, tente novamente mais tarde.
Desenvolvido pelo Estúdio Teca