Dor no peito - pode ser angina?
A dúvida é se uma dor no peito, principalmente do lado esquerdo, é ou não um infarto.
A dor no peito é um sintoma que precisa, sempre, de investigação médica adequada e pode ter origem em diversos órgãos, como coração, esôfago, estômago, pulmão, pele e musculatura.
Quando a dor no peito é de origem cardíaca, pode ser devido a um aporte inadequado de nutrientes e oxigênio ao miocárdio (músculo). Esse sintomas é denominada de Angina. Algumas vezes podem ocorrer oclusões graves, levando ao infarto. Algumas alterações na estrutura do coração também podem gerar dor torácica, por exemplo, a inflamação da membrana que envolve o coração (pericárdio) causando uma doença chamada de pericardite.
O pulmão quando tem seu aporte sanguíneo prejudicado por um trombo, pode gerar dor torácica, como é o caso do tromboembolismo pulmonar (TEP). O excesso de acidez no estômago leva também a dor tipo “queimação”, que muitas vezes é referida pelo paciente como dor no peito;. Outra doença que pode levar a esses sintomas é a doença do refluxo gastresofágico; aonde o conteúdo ácido do estômago chega ao esôfago gerando dor. A pele pode ser acometida por doenças que causam dor no tórax, como o herpes zoster. Muitas vezes contraturas musculares, traumas e inflamação da cartilagem das costelas podem gerar dor.
A dor no peito também pode refletir problemas de fundo psicológico, como transtorno ansioso e síndrome do pânico.
Diante dessa grande variedade de patologias, torna-se muito importante a avaliação médica para o diagnóstico adequado da causa da dor no peito. Vamos esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre a dor no peito de origem cardíaca:
O que é Angina Pectoris?
Quem tem mais risco de ter Angina?
Como é realizada a investigação da Angina?
O que é o Infarto?
Qual é o tratamento da Angina?









